Por Que Formar Um Web site


Na Prática, Não Era Bem Portanto


https://moatbengal03.bloglove.cc/2018/10/17/como-fazer-um-website-de-sucesso-pro-seu-negcio/

O conceito de rede social não era novo e a ideia do Facebook foi baseada em uma expansão de quase quarenta anos. Desde que a web foi formada as conexões virtuais entre pessoas puderam ser ampliadas, de forma especial através dos emails e dos comunicadores instantâneos como os messengers. Por descrição, uma rede social pode ser caracterizada como uma comunidade virtual no qual os membros possuem um perfil próprio e estabelecem conexões com outros participantes, explicando infos. Desde as origens da internet imediatamente se falava pela intercomunicação de usuários com interesses comuns afastados geograficamente por intermédio de mensagens eletrônicas.


Com o surgimento da world wide web bem como começaram a amadurecer as comunidades virtuais nas quais os usuários podiam construir suas páginas pessoas, com destaque pro Geocities. A primeira rede social nos moldes das atuais foi a SixDegrees. Ela era direcionada para pessoas reais que se conheciam e estabeleciam conexões com algumas pessoas, podendo criar um perfil com o objetivo de achar pontos em comum entre elas. A SixDegrees tentava mapear as relações existentes entre pessoas reais que utilizam seus nomes verdadeiros. A maneira de convite era por intervenção de qualquer email dos participantes da rede social (alguma coisa inovador na data) e cada usuário podia construir um perfil pessoal com infos a respeito de interesses e características.


  • 40-60% - Websites de tema
  • 4 - OnePress
  • 2° recinto - 84.297 pts
  • Está disponível a cada hora
  • Localização (é interessante mencionar pra seus seguidores em que região você está)

A SixDegrees era um vasto artefato, contudo fora do teu tempo. O gasto de desenvolvimento e manutenção do site era altíssimos já que demandava muita gente especializada e licenças de software caras. Outra dificuldade estava na velocidade de acesso dos usuários que ainda utilizavam em sua maioria redes discadas. Somado a isto, naquela data a disponibilidade de câmeras digitais ainda era limitada a poucos, fazendo com que a ferramenta não tivesse espaço pra colocação de imagens nos perfis. Muitas algumas iniciativas de redes sociais segmentadas surgiram nos anos seguintes porém foi em 2002, com o surgimento do Friendster, que qualquer coisa novo movimentava outra vez esse mercado.


O fundador, Jonathan Abrams, apostou na oportunidade de aproximar pessoas para novos relacionamentos no entanto por meio da conexão com amigos dos amigos e utilizando seus nomes e perfis reais. O sucesso do Friendster foi enorme desde o início. Milhões de usuários se cadastraram nos primeiros meses e a mídia especializada em negócios imediatamente apontava a organização como o futuro da web e até mesmo como o próximo Google. Tudo parecia estar no caminho certo todavia a infraestrutura subdimensionada para operar a ferramenta começou a tornar a experiência dos usuários lenta e problemática.


https://thomasease9.planeteblog.net/2018/10/17/simplificando-a-ti-com-o-ambiente-de-trabalho-moderno/

Cada página levava bastante tempo pra carregar e, pra piorar, começaram a surgir imensos usuários com perfis falsos que contrariavam a ideia original do Friendster. Estes perfis foram deletados por decisão do fundador causando revolta a alguns deles. Pela época começava a continuar claro que haveria 2 tipos de mídias sociais: as pessoais e as profissionais, sendo muitas mais ou menos segmentadas.


https://textfrog1.webgarden.cz/rubriky/textfrog1-s-blog/veja-cinco-dicas-de-novos

O MySpace aproveitou que o Friendster enfrentava dificuldades de funcionamento e começou a trazer usuários, especialmente aqueles que haviam sido expulsos por utilizarem perfis falsos. Ele nasceu com forte vinculação à indústria da música e fez enorme sucesso alguns anos, sendo durante 2005 e 2008 a mídia social mais visitada no universo, passando inclusive o Google em 2006 no número de visitas/mês.


Contudo a estratégia de criar a rede em volta da música e entretenimento contou-se ineficaz pra combater o Facebook que focou em aprimorar a experiência das relações pessoais, além de abrir a plataforma pra desenvolvedores externos. O Orkut, mídia social do Google, assim como foi lançado semanas antes do Facebook. Mesmo no ambiente universitário o Facebook não foi o pioneiro nas redes sociais. Stanford, Columbia e Yale de imediato possuíam serviços aproximados.